12.9.12

Você conhece Canoas? - Fundação Cultural


A estação de Canoas foi inaugurada em 1874 pela The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway. A estação, construída em terras da Fazenda Gravataí, deu origem à cidade, que começou a se formar durante a construção da ferrovia, onde alguns trabalhadores aproveitavam toras de madeira derrubada para produzir canoas. A vila, chamada de Capão das Canoas, desenvolveu-se rapidamente e passou a ser ponto de veraneio das famílias de Porto Alegre, de forma que, em 1885, eram anunciados oito trens ligando Porto Alegre a Canoas em cada domingo. Em 1905 a estação e a linha foram assumidas pela Cie. Auxiliaire, e, em 1920, pela VFRGS.

A partir de 1909, a estação serviria às linhas de Caxias e de Porto Alegre-Uruguaiana, até 1937, quando a foi aberta a variante ligando Diretor Pestana a Barreto, encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana e evitando a passagem pela estação, que passou a atender apenas às linhas para Caxias e Canela. A cidade cresceu bastante, e em 1934 foi ianugurada uma nova estação, muito maior que a original, que era de madeira. Em 1939, tornou-se município. Apesar de os trens suburbanos da Grande Porto Alegre terem trafegado até 1982, a estação teria sido desativada nos anos 1970, servindo apenas como parada de embarque e desembarque. Foi recuperada em 1983 pela Trensurb.

A Fundação Cultural de Canoas, criada em 20 de novembro de 1984, é um centro cultural que realiza atividades nas áreas de Literatura, Artes Plásticas, Teatro, Folclore, Música e Dança, entre outras. Seu prédio carrega a história e a cultura do município de Canoas. A antiga estação foi tombada pelo município em 14 de abril de 2010.

Nenhum comentário: